Solicitações mais comuns

Os estudantes dos Cursos de Graduação da UEFS, seja ele regular ou egresso, podem formalizar os pedidos através do Setor de Expediente (expdaa@uefs.br), preenchendo o “requerimento necessário” especificando/justificando a solicitação, incluindo a data e assinatura.

 

Em caso de necessidade de anexar outros documentos que são necessários à solicitação ou que comprove o pedido, estes devem ser juntados para que seja transformado em um único arquivo em formato PDF.

 

Abaixo os esclarecimentos das solicitações mais usuais feitas pelos estudantes:

 

1. Alteração de cadastro – quando o estudante precisa alterar alguma informação junto ao seu cadastro (ex.: e-mail, nome social, mudança de estado civil, etc);

 

2. Antecipação de colação de grau – quando o estudante é convocado em um concurso público e/ou aprovado em Curso de Pós-Graduação. Esclarecemos que o pedido será avaliação de acordo com a Resolução CONSEPE 19/2017.

 

3. Aproveitamento de estudos - quando o estudante cursou com aproveitamento disciplinas em outra Instituição ou em outro Curso de Graduação da UEFS;

 

4. Atestado de boa conduta - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição sua vida acadêmica.

 

5. Atestado de concluinte - quando o estudante concluiu/integralizou o Curso e está aguardando a solenidade de colação de grau para receber o diploma.

 

6. Atestado de frequência - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição sua frequência acadêmica.

 

7. Atestado de matrícula - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição que está matriculado na UEFS.

 

8. Atestado de provável concluinte - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição que está matriculado e cursando o último semestre do Curso na UEFS.

 

9. Atestado de semestralidade - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição a quantidade de semestres cursados. (Obs: o semestre em Curso não é contabilizado pelo sistema. Ele precisa está aprovado em todas as disciplinas do semestre).

 

10. Atestado de vínculo - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição seu vínculo com a UEFS. Esclarecemos que este documento é solicitado, principalmente, quando o semestre está recesso.


11. Atestado percentual - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição o total de carga horária cursada.

 

12. Cancelamento de matrícula e vaga - quando o estudante pede desligamento do Curso, o qual está vinculado. O cancelamento de matrícula implica na desistência da vaga de forma permanente e irreversível.

 

13. Declaração - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição um documento que ateste certas informações, a respeito de sua vida acadêmica.

 

14. Devolução de documentos - quando o estudante encerra seu vínculo com a UEFS e apresentou no ato da matrícula os originais do histórico escolar do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

15. Escore - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição a média ponderada da média aritmética do Curso ou das disciplinas cursadas na UEFS.

 

16. Exercício domiciliar - quando o estudante precisa se afastar das atividades acadêmicas temporariamente, por motivo de saúde e/ou gestação e realizará essas atividades em domicílio. Esclarecemos que o pedido será avaliação de acordo com a Resolução CONSEPE 30/2002.

 

17. Extrapolação de carga horária - quando o estudante precisa se matricular com uma carga horária acima da permtida pelas normas de matrícula (600h).

 

18. Histórico escolar - quando o estudante precisa comprovar junto a uma Instituição o histórico das disciplinas cursadas na UEFS.

 

19. Matrícula em Disciplinas Isoladas - quando o portador de diploma requer matrícula para cursar isoladamente, dentro da sua área de formação, num total de até quatro componentes curriculares.

 

20. Permanência de currículo - quando o currículo de determinado Curso encontra-se e desativação e o estudante sente-se prejudicado com a migração para o novo currículo.

 

21. Quebra de pré-requisito - quando o estudante pretende cursas duas ou mais disciplinas concomitantemente, onde uma delas tem dependência de conteúdos com a outra.

 

22. Recurso ao Colegiado - quando o estudante tem parecer de indeferimento dado pelo Departamento em processos de revisão de nota, revisão de prova final e revisão de avaliação e pretende que seu processo seja revisto.

 

23. Recurso à Câmara de Graduação - quando o estudante tem parecer de indeferimento dado pelos Colegiados em processos Acadêmicos e pretende que seu processo seja revisto por outra Instância.

 

24. Recurso ao CONSEPE - quando o estudante tem parecer de indeferimento dado pela câmara de Graduação em processos acadêmicos e pretende que seu processo seja revisto por outra Instância.

 

25. Recurso ao CONSU - quando o estudante tem parecer de indeferimento dado pelo CONSEPE em processos acadêmicos e pretende que seu processo seja revisto por outra Instância.

 

26. Reingresso - quando o estudante concluiu o bacharelado ou a licenciatura dos Cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Física e Geografia e pretende fazer a outra modalidade. O Edital é publicado semestralmente pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação de acordo com o calendário universitário.

 

27. Reintegração de Curso - quando o estudante cancela e/ou perde a vaga no Curso e pretende retomar aos estudos no mesmo curso. O Edital é publicado semestralmente pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, após deferimento do pedido, formaliza-se o retorno para concluir o Curso.

 

28. Revisão de avaliação - quando o estudante não se sente contemplado pela nota a ele atribuída. O processo será enviado ao Departamento, que irá encaminhar para o professor da disciplina emitir parecer.

 

29. Revisão de prova final - quando o estudante não se sente contemplado pela nota a ele atribuída. O processo será enviado ao Departamento, que irá encaminhar para o professor da disciplina emitir parecer.

 

30. Solicitação de matrícula - quando o estudante perde o prazo estabelecido pelo calendário universitário e requer nova oportunidade para efetuar a matrícula.

 

31. Trancamento de Curso - quando o estudante precisa se afastar das atividades acadêmicas por um semestre, por motivo de saúde, trabalho, curso de formação militar e motivos pessoais. Necessita apresentar documentos que comprovem sua solicitação. Informamos que o trancamento de curso por motivos pessoais e trabalho só é permitido por 02(dois) semestres consecutivos ou alternados, durante o Curso. Trancamento por motivo de saúde não tem limites de semestre. Trancamento militar é válido enquanto durar o curso de formação militar. Para os casos de trancamento, o estudante precisa estar matriculado no semestre em curso.

 

32. Trancamento de disciplina - quando o estudante pretende retirar de sua matrícula algumas disciplinas para cursar posteriormente. Ele precisa permanecer com o mínimo de 120 horas, não ter trancamento igual a 06(seis) disciplinas durante o Curso. Para solicitar o trancamento, o estudante precisa estar regularmente matriculado no semestre em curso.

 

33. Transferência de currículo - quando o currículo de determinado Curso encontra-se e desativação o estudante pretende migrar para o novo currículo.

Recomendar esta página via e-mail: