Certificado ou Diploma
Para que o(a) aluno(a) do Curso de Pós-Graduação possa requerer o Diploma de Mestrado/Doutorado são cumpridas as seguintes etapas:
1. O diploma de Mestrado/Doutorado só será emitido após formalizado o pedido pelo(a) aluno(a) junto ao Setor de Expediente, através do preenchimento de requerimento próprio;
2. Após a formalização do pedido, o processo será tramitado pela Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC, para que verifique se existe alguma pendência do(a) aluno(a);
3. O setor de Registro de Pós-Graduação/DAA analisará o processo e dará início a conferência da integralização do Curso somente após o recebimento da Ata da Defesa, que deve ser enviada pelo Colegiado do Programa;
4. Em seguida o processo será enviado à Secretaria Especial de Registro de Diplomas (SERD) para as providências necessárias quanto a expedição do diploma e histórico escolar, após o(a) aluno ser liberado(a) de suas pendências junto ao Programa.
Para o(a) aluno(a) do Curso de Pós-Graduação requerer o Certificado de Especialização são cumpridas as seguintes etapas:
A. O certificado de Especialização só será emitido após formalizado o pedido pelo(a) aluno(a) junto ao Setor de Expediente, através do preenchimento de requerimento próprio;
B. Após a formalização do pedido, o processo será tramitado pela Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC, para que verifique se existe alguma pendência do(a) aluno(a);
C. O setor de Registro de Pós-Graduação/DAA analisará o processo e dará início a conferência da integralização do Curso somente após o recebimento do Relatório de Conclusão da Turma, que deve ser enviada pelo Colegiado do Programa;
D. Em seguida o processo será enviado à Secretaria Especial de Registro de Diplomas (SERD) para as providências necessárias quanto a expedição do certificado e histórico escolar, após a finalização da conferência.
Em caso de dúvida, favor buscar orientação através do endereço posgraduacao@uefs.br.
Orientações gerais para a solicitação de diploma de Pós-Graduação
Documentos necessários e ordem do arquivo:
b) O requerimento deve estar na forma “digitável”, e não escaneado, para maior agilidade na extração de informações. A forma mais adequada de deixar o requerimento na forma “digitável” é habilitar a opção "Preencher e assinar" no próprio arquivo PDF, salvando-a diretamente em pdf.
c) A manipulação de arquivos em .pdf pode ser feita por meio de softwares ou sites como www.ilovepdf.com/pt ou http://smallpdf.com/pt
2. Cédula de identidade civil ou Carteira profissional ou Passaporte, no caso de estrangeiros (não será permitido o envio da Carteira Nacional de Habilitação – CNH);
3. Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
Caso haja necessidade de alteração de cadastro, devido a mudança de estado civil, por exemplo, será necessário a marcação da opção no mesmo requerimento “Alteração de cadastro”. Documentos indispensáveis à solicitação: RG atualizado, e certidão de casamento ou nascimento atualizada;
4. Diploma de Graduação
O requerimento deve ser assinado digitalmente e encaminhado ao Setor de Expediente (expdaa@uefs.br). Colocar no assunto: Solicitação de diploma_Nome do aluno_semestre de conclusão: Ex: Solicitação de diploma_Nome do egresso_2022.1
ATENÇÃO: Todos os documentos anexados deverão estar em formato pdf e em arquivo único. Os documentos que não estiverem em conformidade com as instruções acima serão devolvidos para correção. Nesse caso, um novo arquivo com os documentos e requerimento com data atualizada deverá ser enviado com as devidas correções.
A solicitação de diploma de pós-graduação deverá ser realizada, exclusivamente, através do e-mail: expdaa@uefs.br.